Um estudante do curso de Música que passava pelo entorno do prédio 74 do campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) salvou a vida de dois filhotinhos caninos, de cerca de três meses, na manhã desta quarta-feira.
Por volta das 7h30min, Régis Tolfo, 32 anos, chegava para a aula quando ouviu o choro de dois cachorrinhos. Ao vê-los pela tubulação, o estudante tentou puxá-los, mas não conseguiu. Tolfo telefonou, então, para o Corpo de Bombeiros pedindo ajuda para retirar os filhotes de dentro do bueiro.
Eles choravam muito, percebi que estavam bem assustados. Eu tentei puxar eles de lá, mas eles iam mais para o fundo ainda, porque estavam com medo contou o estudante.
A duplinha canina que andava pelo campus ficou presa nas tubulações do sistema de esgoto e só foi salva quando os bombeiros chegaram ao local. A fêmea conseguiu sair com a ajuda dos profissionais e foi encaminhada ao Hospital Veterinário, onde passou por exames e já está se alimentando normalmente.
O macho ainda está dentro do bueiro. Os bombeiros acreditam que ele possa estar assustado com a movimentação e, por isso, não saiu do local. Para atrai-lo para fora, foi colocada uma escada de madeira improvisada no bueiro e um pratinho de comida próximo à saída do buraco. Assim que sair do local, ele será levado ao Hospital Veterinário para verificar se não há nenhum machucado.
A cadelinha está sob os cuidados da ONG SOS Bichos de Rua, que atua cuidando de animais de rua em Camobi.
"